A acne é uma inflamação que surge quando os folículos pilosos ficam obstruídos pelo acúmulo de sebo e células mortas. O resultado disso é o aparecimento de cravos e espinhas tanto no rosto quanto em outras áreas do corpo.
O tratamento varia de acordo com a gravidade das inflamações e o local em que elas aparecem. Geralmente, combinamos o uso de medicamentos tópicos com medicamentos orais.
Mais comum entre as mulheres, o melasma é uma condição que causa o aparecimento de manchas castanho-escuras ou marrom-acinzentadas na pele, devido a uma maior produção de melanina pelo organismo.
Trata-se de uma condição crônica, que pode voltar a qualquer momento; costuma ser mais frequente em mulheres negras e morenas. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que a exposição ao sol combinado com a propensão genética favorece o quadro de melasma.
As melanoses solares, também conhecidas como “mancha senil”, se caracterizam como manchas de cor castanha, que variam de alguns milímetros até alguns centímetros de diâmetro e costumam aparecer nas áreas mais expostas ao sol, como o rosto, as mãos o colo e os ombros.
A investigação e o diagnóstico clínico são importantes para avaliar se realmente se trata de melanose ou se pode ser outra mancha maligna.
A psoríase é uma doença crônica da pele que acomete pessoas que têm predisposição genética e, normalmente, se manifesta como uma resposta ao estresse emocional e à ansiedade. Quando ativa, a psoríase causa o surgimento de manchas róseas ou avermelhadas com escamas esbranquiçadas e bastante coceira.
Costuma aparecer no couro cabeludo, mãos, pés, unhas, joelhos e cotovelos, em ambos os lados do corpo. Todavia, não se trata de uma doença contagiosa, e o tratamento visa controlar suas ocorrências e reduzir a gravidade das lesões.
A rosácea é uma doença que causa uma inflamação vascular no rosto; apesar de ser mais comum em mulheres, os homens costumam ter a manifestação mais grave da rosácea, em que a pele do nariz engrossa gradualmente.
A principal característica da rosácea é uma pele sensível, seca que apresenta vermelhidão, vasinhos finos e pústulas que lembram a acne. Atinge principalmente a região orofacial e sua causa ainda não foi confirmada, mas estudos apontam para influência genética e emocional (estresse).
A dermatite atópica é uma doença que afeta mais crianças, mas pode permanecer ao longo da vida. Caracterizada por lesões que, normalmente, aparecem nas dobras do corpo, costuma estar relacionada à pele mais ressecada e banhos quentes prolongados.
É crônica e hereditária, portanto, o seu tratamento visa controlar a gravidade e prevenir o reaparecimento. Comumente, o fator determinante do seu aparecimento são reações emocionais ou infecções.
A ceratose actínica, também chamada de queratose actínica, é um tipo de lesão causada pelo sol que pode surgir no rosto, nas orelhas, no couro cabeludo (em pessoas com calvície) e outras regiões normalmente expostas aos raios solares.
Essas áreas ficam avermelhadas, com uma superfície áspera e queratósica, com inúmeras pequenas lesões na pele.
O câncer de pele corresponde a mais de 30% dos casos de câncer em todo o Brasil. O tipo menos letal, o não melanoma, é o mais frequente; já o melanoma, com o maior nível de malignidade, é o mais raro. Em ambos os casos, há o envolvimento da exposição solar constante e, até certo ponto, histórico familiar de câncer de pele na família.
O diagnóstico precoce é o maior aliado no tratamento e cura dessa doença, inclusive nos casos de maior gravidade.
A dermatofitose é uma doença causada por dermatófitos, fungos que se alimentam de queratina e vivem na pele, no pelo e nas unhas. Podem ser transmitidos de pessoa para pessoa ou através de materiais contaminados com pele que já esteja parasitada por esse fungo.
O tratamento deve ser iniciado o quanto antes para evitar que a contaminação se espalhe a outras pessoas. Pode ser feito com medicação tópica e oral ou com antifúngicos sistêmicos.
As doenças do couro cabeludo costumam causar um grande impacto na vida do paciente, principalmente se houver a queda dos fios. Existem diversos distúrbios que acometem os cabelos, sendo as alopecias as mais comuns.
A avaliação dermatológica consiste em entender qual o melhor tratamento para a patologia capilar do paciente, afinal, quanto antes identificada, maiores são as chances de recuperação da saúde do couro cabeludo.
As doenças das unhas podem se manifestar por conta de outras doenças, serem adquiridas por infecção fúngica e bacteriana, estarem associadas a tumores, traumatismo ou medicações.
Entre as principais patologias que afetam a saúde das unhas, destaca-se a onicomicose, síndrome das unhas amarelas, psoríase ungueal, unha encravada, entre outras.
(54) 98448-1860
@dradaianematana